sábado, 30 de outubro de 2010

Cabala e Reiki (por Marcos Quevedo)

Há algum tempo tive uma intuição à respeito da união entre a meditação cabalística e o Reiki quando estava lendo o livro "O Poder da Cabal" do Rabi Yehuda Berg, foi quando nesta mesma semana alguém que eu não conhecia liga para o meu telefone que um amigo em comum emprestara, pedindo ajuda. Busquei assim unir num Reiki à distância, a meditação pelas letras cabalistas e mantras em hebraico. O resultado foi interessante! Desde há muito tempo tenho experiência com Anjos e não sei o por quê? Bem, mas encontrei uma chave-de-leitura para a união do mundo hindu com o mundo hebraico, ou melhor, a espiritualidade oriental e a espiritualidade do Antigo Testamento:

                                             Se contarmos os pontos assinalados ao longo do Pilar central no diagrama 
Sefirótico que inclui os caminhos (ver diagrama das Dez Sefirot à esquerda), veremos que é em sete níveis do mesmo, indicados pelas sefiroth do Pilar do Equilíbrio, e os pontos médios entre os que conformam os Pilares da Graça e do Rigor, onde se encontra a analogia com os chakras da tradição hindu. Tratam-se dos vértices e o ponto meio das bases dos triângulos constituídos pelas três tríadas da Árvore mais a sefirah do último plano.Seguindo as correspondências deste modelo com o corpo humano, estabelecidas pela Cabala,vemos que a primeira sefirah, Kether, a coroa, corresponde-se com o chakra Sahasrâra, situado por sobre o alto da cabeça e que constitui, segundo o yoga, a porta ou passagem da manifestação cósmica ao supra-cósmico ou imanifestado. Da união ou equilíbrio entre o Hokhmah e Binah, sabedoria e inteligência (o olho direito e o esquerdo e os respectivos hemisférios cerebrais) nasce, segundo a Cabala, a não-sefirah, Daath, o conhecimento, situado pois entre ambos como o "terceiro olho" ou "olho do Conhecimento", o chakra âjnâ, cuja visão destrói –ou conjuga– os opostos na simultaneidade do "eterno presente". Do mesmo modo, e desde outro ponto de vista, Hokhmah e Binah são para a Cabala o "Sol dos sóis" e a "Lua das luas", e em diversas tradições, além da hindu, o olho direito e o olho esquerdo do Homem universal (o Adam Kadmon da Cabala) são igualmente o Sol e a Lua. Hesed e Gueburah, a graça e o rigor, relacionados com ambos os ombros, unem-se no corpo ao nível da zona cervical, a mesma dochakra vishudda situado na garganta. Tifereth, a beleza, e o chakra anâhata, correspondem ambos ao coração. Netsah e Hod, os quadris e pernas, aochakra manipûra, situado na zona umbilical. Com respeito à Yesod e Malkhuth, as genitálias e a base ou planta dos pés, dá-se uma variação na posição sefirótica: o primeiro se corresponde, por seu significado, com o chakramûlâdhâra ("raiz, suporte, fundamento"), cuja localização é na base da coluna vertebral, e o segundo, o "reino", ou morada da Shekinah, com o chakra swâdhishthâna (a "residência própria" da Shakti).


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